Autoavaliação da disciplina Didática - EDU 155 - UFV
Wenderson Rodrigues Fialho da Silva – Viçosa, 30 de Junho de 2017
Professorada disciplina 2017-I: Rita de Cássia de Alcântara Braúna.
- Você em relação ao conteúdo trabalhado - sua apreensão, crescimento ...
Não tenho
dúvida que o curso de didática foi produtivo, principalmente no que concerne ao
amadurecimento das minhas perspectivas e expectativas em relação ao ato da
docência. O meu crescimento se deu principalmente por ter compreendido que o
ato da docência, quando exposto ao grande leque de realidades conflitantes
existentes no ambiente de ensino é algo complexo, pois quanto mais nítida é a
realidade da sala de aula para o professor mais complexa vai ficando a atuação
eficiente desse para com todos e, se assim o fizer, o professor se submete a
mais uma responsabilidade, além daquela cujo essência seria provocar o
conhecimento.
- Você em relação à metodologia utilizada na disciplina - afinidades, dificuldades...
A forma como
o conteúdo foi apresentado foi importante, pois, com uma metodologia
diversificada, pode-se maior afinidade por uma em detrimento de outras, possibilitando
uma visão empírica da pratica docente em sala de aula. Com isso, ficou evidente
que a diversificação da forma como um conteúdo é apresentada é importante,
pois, como se sabe, há uma diversidade grande de alunos em sala de aula e, com
isso, diversificar a forma como se apresentar um conteúdo é fundamental para
tentar “atender” a todos, haja visto que quanto maior for a interação dos
sentidos do individuo no processo de ensino aprendizagem mais eficiente será os
resultados.
- Você em relação às atividades desenvolvidas em aula - participação, contribuição...
- Você em relação ao seu desempenho nas avaliações;
Fui mediano,
tive resultados pouco acima da média. Talvez por não ter me reiterado mais
sobre os temas, principalmente em questões de cunho conteudistas. As outras
formas de avaliações eu ainda não tive acesso ao meu resultado para verificar
meu desempenho, contudo, achei bem dividido as notas em relação a quantidade e
a formas de atividades propostas.
- Outros aspectos não relacionados.
Eu gostei do
curso mas acho que o nome da disciplina deveria ser outro. Segundo a seguinte definição
do winkpidia:
A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική
(techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar.
Chegamos, ou melhor, pelo menos eu cheguei,
pensando que a disciplina iria nos proporcionar técnicas e métodos para se
produzir uma boa aula. No primeiro dia de aula isso já foi desconstruído.
Entretanto chegamos até a aprender algumas formas de elaborar e de lidar com
certas situações mas, como eu disse, não foi o que eu imaginei. Ressalto que
nem por isso não foi válido, pelo contrário, foi bom e construtivo para mim. Aprendi
sobre coisas, que eu já até esqueci, mas que no inconsciente vão me norteando na
forma como conduzimos as coisas, principalmente no ambiente escolar. Fiz o download
de todos os materiais, com faço com todas as disciplinas, para um dia eu, coso
desperte o interesse, vir a relembrar sobre algum tema específico.
- Após desenvolver a sua autoavaliação, observando os elementos acima, atribua a si mesma(o) uma nota - de 0 a 10, justificando-a.
Atribuo nota seis
e meio ao meu rendimento. Como já mencionei acima, foi importante escutar a
todos, aprender sobre o ambiente escolar, suas particularidades essenciais e
distintas. Foi importante também fortalecer a ideia de que a escola é um
ambiente de construção do cidadão e que nós professores somos uma importante peça
desse quebra cabeça. Quero agradecer a professora e a suas auxiliares por nos
proporcionar um ambiente onde se pode discutir ideias importantes, que talvez
não seriam discutidas em outros momentos da nossa formação. Aprendi escutando a
todos, obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário