quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CARLOS GOMES - O GUARANI

         


Direção cênica e cenográfica - William Pereira, Regência - maestro Roberto Duarte - Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz

         A ópera “O Guarani”, criada pelo compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896) é baseada no livro homônimo de José de Alencar, sendo aquela o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. 
         A história do livro se passa nos arredores do Rio de Janeiro, por volta de 1560, em um momento que os índios Aimorés e Guaranis estão em guerra. É uma história de amor impossível, com muitas lutas, fugas e heroísmo, em um estilo nacionalista de valorização do homem e da pátria. Uma das personagens principais é Cecília (Ceci), filha de Don Antônio de Mariz, um velho fidalgo português chefe de uma colônia lusitana, que está comprometida a casar-se com Don Álvaro. Mas Cecília se apaixona pelo índio Peri, líder da tribo Guarani que, por sua vez, também se apaixona por ela. Peri resolve apoiar os portugueses na luta contra os Aimorés e, a partir daí, uma série de aventuras se desenrolam para que Ceci e Peri possam viver o seu amor. 
         Carlos Gomes começou sua composição entre 1867 e 1868, mas ela só foi finalizada mais tarde e teve sua estreia em grande estilo, no dia 19 de março de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. No mesmo ano, em razão das comemorações do aniversário de Don Pedro II, “O Guarani” foi encenado no Rio de Janeiro, no dia 02 de dezembro. Em 1879, a ópera rodou o mundo e foi apresentada em cidades como Livorno, Milão, Moscou e Pittsburg.

ANTÔNIO CARLOS GOMES

           

Outras publicações