quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O VÔO DO BESOURO - NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV

O Vôo do Besouro, regência Zubin Mehta - Berliner Philharmoniker

         A ópera O Czar Saltan foi escrita em 1899 pelo compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). Baseia-se em um poema fantástico do romancista e poéta, também russo, Alexandre Pusshkin (1799-1837) e traz o seguinte argumento: o poderoso Czar Saltan parte para a guerra, deixando a esposa grávida. Suas cunhadas, pretendendo vingar-se por não terem sido elas uma das escolhidas para ser sua mulher, enviam-lhe uma mensagem falsa, descrevendo que sua esposa Militrissa, deu à luz um monstro.
        Horrorizado diante da perspectiva de ver um filho assim deformado, Saltan ordena que Militrissa e a criança sejam jogados no mar, dentro de um barril. O desventurado par vai dar numa ilha, onde o menino cresce, torna-se muito forte e acaba salvando um cisne das garras do abutre que o perseguia.
         O cisne era, na realidade, uma princesa encantada, que se casa com o jovem herói. Entidades sobrenaturais presenteiam o par com um majestoso e florido reino, o qual fazem emergir do mar.
         O Czar Saltan toma conhecimento da existência da ilha mágica e, dirigindo-se para lá, reúne-se novamente com à esposa vilipendiada.
         O famoso scherzo orquestral intitulado O Vôo do Besouro surge no início do 2º ato da ópera e descreve magistralmente a maneira com que, metamorfoseado num aguerrido besouro, o filho do Czar Saltan, por vingança, fustiga o pai e sua corte, pondo a todos em polvorosa.


NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV


Outras publicações