quinta-feira, 25 de junho de 2015

OBSERVANDO A TENSÃO SUPERFICIAL




Wenderson Rodrigues, Viçosa – 24 de maio de 2015


OBJETIVOS

            Observar por meio de um simples experimento que alguns objetos mais densos que um dado líquido apoiam-se em sua superfície.

CONTEXTO TEÓRICO

             A tensão superficial é provida da interação molecular causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface, o que faz com que a superfície venha a se comportar como uma membrana elástica, resistindo a forças externas. As forças de coesão entre as moléculas do líquido são as responsáveis por esse fenômeno.


            Em um copo com água, no interior do líquido, cada molécula é atraída igualmente em todas as direções pelas moléculas vizinhas. As moléculas na superfície não têm outras moléculas desse líquido acima delas para se interagirem, sendo assim, são atraídas pelas moléculas de dentro do líquido com mais intensidade, o que cria uma película de moléculas fortemente ligadas na parte superior do líquido.

MATERIAL
Um copo; água, um clipe pequeno.

METODOLOGIA

 Encha o copo de água e depois coloque o clipe cuidadosamente sobre sua superfície. Vale lembrar que o clipe deve estar seco, pois assim ele não estará com partículas de água, o que poderia facilitar a coesão entre as moléculas de água contidas nele e as do líquido, causando sua imersão. Observe a figura abaixo e veja o resultado.
 FUNCIONAMENTO

Quando se coloca o clip na superfície da água nota-se que ele boia sobre o líquido. Isso ocorre porque a força peso que atua sobre o clipe não é suficiente para romper a força de coesão entre as moléculas da água, sendo assim, as moléculas da superfície do líquido sustentam o peso do clip, apoiando-o.  

OUTROS EXEMPLOS:

A tensão superficial é a responsável pela formação de gotas nos líquidos. Embora facilmente deformáveis, as gotas de água tendem a se manter na forma esférica pelas forças coesivas da camada superficial. Na ausência de outras forças, tais como a gravidade, as gotas de praticamente todos os líquidos seriam perfeitamente esféricas.
O caminhar de um inseto sobre a água é um acontecimento que é explicado pela tensão superficial. Insetos que possuem um peso pequeno o suficiente para serem suportados pelas forças resultantes da tensão superficial conseguem caminhar sobre um líquido, como na superfície de um lago. Até mesmo animais mais pesados, como alguns lagartos do gênero Basiliscus (lagarto Jesus Cristo), conseguem realizar esse feito, desde que eles caminhem em uma velocidade suficientemente alta para que o tempo de contado  do animal com a superfície do liquido seja suficientemente pequeno, possibilitando o líquido sustenta-lo.
   



Outras publicações