segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Impactos das tecnologias no Brasil contemporâneo - 1



      Há tempos que a humanidade convive com diferentes formas de tecnologia. Desde a invenção das primeiras máquinas simples, como a roda, até a internet, foram muitos os benefícios que propiciaram o homem evoluir e buscar favoráveis condições de vida. Sabendo disso, é importante analisar os impactos causados pela adesão às novas tecnologias na sociedade brasileira.

     As pessoas estão cada vez mais dependendo de meios de comunicação, como celulares e internet. Com esses meios, podem-se fazer compras, receber e passar informações e se comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo. Tudo isso sem ter que sair de casa. Esses avanços trouxeram maior comodidade, praticidade e benefícios para todos que utilizam essas tecnologias.

     Na agricultura e pecuária, vários fatores propiciaram melhores condições para o desenvolvimento da sociedade, tais como, melhoramento genético das plantas e animais, maquinas mais sofisticadas, entre outros. Na saúde exames cada vez mais precisos como, ultrassonografia, eletrocardiograma, todos por computação gráfica, detectam, com mais precisão, problemas de saúde. 
     Todavia, sabe-se que nem todos têm acesso a esses meios de informação e comunicação, o que causa grande disparidade social, pois as parcelas menos favorecidas da sociedade se tornam renegadas à globalização. Outro aspecto negativo é que, mesmo quando disponíveis, os laboratórios de informática das escolas, principalmente públicas, são poucos utilizados. Isso favorece para que pessoas saiam despreparadas para desempenhar funções na sociedade, que, cada vez mais, exige conhecimentos de informática.

     Tendo em vista os aspectos mencionados, pode-se concluir que foram muitos os benefícios que surgiram para a sociedade. Entretanto, há quem ainda não se beneficiou diretamente dessa nova era tecnológica. Para tornar esses meios mais acessíveis, devem-se incorporar ao currículo escolar, aulas de informática e suas tecnologias, desde o ensino fundamental até o médio. Implantar acessos públicos a redes de internet nas cidades e alertar a população para os perigos da rede, são propostas que o governo, por intermédio de suas secretárias, pode executar. E na área da saúde, trocar os equipamentos ultrapassados pelos modernos e mais precisos.


                                     Wenderson Rodrigues - Viçosa, 08 de setembro de 2014





Outras publicações