sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

JUVENTUDE BRASILEIRA: DESAFIOS ENTRE ALIENAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Wenderson Rodrigues – Viçosa, 26 de novembro de 2014 

       A juventude brasileira passou por muitas mudanças nos últimos anos. Meios de comunicação, como a televisão e a internet, vêm, cada vez mais, influenciando a conduta de jovens de todo o país. As informações são repassadas de forma a manipular a população e essa, em boa parte, não conseguem filtrar o conteúdo. Dessa forma, cabe a todos nós analisarmos as condições que a população brasileira, em especial, os jovens, vem enfrentando, no que diz respeito aos desafios entre a alienação e a transformação dos cidadãos brasileiros.
       Programas de televisão como Big Brother Brasil, A Fazendo e tantos outros que são transmitidos pelas emissoras de televisão brasileiras, passam, para muitos jovens, um estereótipo de mulheres e homens corporalmente perfeitos, gerando para os publicitários muito dinheiro, pois esses utilizam da imagem dos participantes daqueles programas para vender produtos. Não se pode admitir que a juventude seja usada como massa de manipulação por esses empresários da televisão brasileira, que visam aumentar cada vez mais o mercado da moda e controlar, direta ou indiretamente, a conduta da juventude de nosso país.
       Contudo, existem programas educativos que são de total importância para a formação desses indivíduos. O telecurso, oferecido pela TV Futura, e canais como a TV Escola e TV Cultura, são fundamentais, pois abordam temas e propostas que desenvolvem uma visão crítica no telespectador, além de semear cultura, despertar a curiosidade e aguçar a inteligência.
       Outro fator que facilita a absorção de informações imprecisas é a falta de escolaridade dos receptores dos conteúdos. O currículo escolar, cada vez mais inchado de conteúdo mas sem nenhum plano estrutural que vise desenvolver no estudante uma visão crítica, tanto dos conteúdos acadêmicos quanto dá própria vida é um fator que facilita que os estudantes sejam facilmente manipulados e alienados pelas grandes empresas, que, como dito acima, visam lucrar cada vez mais.
       Dado o exposto, nota-se que é necessário desenvolver políticas públicas que visem a conscientização, não só dos jovens, mas também de todos os cidadãos. Professores podem oferecer palestras nas escolas e nas comunidades para, assim, alertar a sociedade sobre os conceitos de alienação. Deve-se também cobrar das emissoras de televisão mais qualidade em seus programas. Na Internet, pode-se intensificar a cobrança dos provedores, utilizando, para isso, as bases estabelecidas no Marco Civil da Internet. O corpo docente, juntamente com o discente, devem continuar exigindo do poder público qualidade na educação. Assim sendo, os jovens e toda a sociedade terão menos desafios para enfrentar a alienação e mais oportunidades de transformação.


                                           

Outras publicações