Expedição de hoje com meu pai, buscamos plantas sensíveis ao toque do gênero Mimosa. Foram coletadas quatro espécies: Mimosa pudica, Mimosa diplotricha, Mimosa velloziana e Mimosa pigra. As medições realizadas com a Mimosa pudica (Fig.1) já demonstram a presença de potenciais de ação, sinais elétricos que se propagam por sua estrutura. O vídeo a seguir mostra Mimosas em seu habitat natural respondendo a estímulos mecânicos.
A imagem abaixo (Fig. 1) representa uma medida do potencial de ação na espécie Mimosa pudica feita com uma montagem instrumental alternativa e de baixo custo. Esse sinal elétrico é característico de respostas a estímulos externos, como toque ou mudanças ambientais, e está associado à comunicação e defesa da planta. Essas medidas são fundamentais para entender os mecanismos bioelétricos que regulam os movimentos rápidos e as adaptações no gênero Mimosa.
Fig 1. Registro do potencial de ação na espécie Mimosa pudica, evidenciando a propagação de sinais elétricos em resposta a estímulos mecânicos.
Essas plantas serão utilizadas em experimentos envolvendo instrumentação científica e eletrofisiologia vegetal.